O mês de maio, mês das noivas, comemora-se o dia do trabalho, dia das mães, dia do sol, a assinatura da lei Áurea (abolição da escravatura), aniversário de morte de Bob Marley ...entre outras coisas. Todos os meses comemoram-se datas, momentos, enfim acontecimentos marcantes para alguns, um possível feriado para outros etc...O importante é ter em mente o significado e a relevância do fato e intimamente satisfazer-se e procurar socializar esse sentimento com a família, amigos, colegas e no nosso caso com a comunidade.
Dentre estas datas a assinatura da lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, que pôs fim a escravidão do povo negro no Brasil (sendo o último país independente americano a fazê-lo). Muitas discussões antecederam este fato, que nunca foi um ato de bondade da "princesa" e sim uma luta por direitos humanos e iniciada com a lei do ventre livre de 1871 e um maior estudo a respeito é recomendado. Decorrente desta abolição o povo negro foi jogado a sua sorte e uma campanha de imigração foi desencadeada, provida de facilidades, terras e incentivos para europeus. Desta forma o povo negro passou da escravidão para a margem da sociedade, sem direitos, sem perspectivas e sem indenização por todo o sofrimento passado. Esta luta injusta e cruel é travada diariamente por milhões de brasileiros que ainda hoje nos anos "2000" estão tentando reverter esse estigma.
O dia 20 de novembro dia Nacional da Consciência Negra é a data representativa dessa luta.
O grande "Rei do Reggae" Bob Marley no dia 11 de maio de 1981 na Flórida , aos 36 anos de idade deixou a vida e entrou para a posteridade tornando-se o maior ícone da luta do povo negro no século 20 e artista que popularizou o "Reggae" como mensagem de direitos, amor e igualdade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário